terça-feira, 24 de junho de 2008

Leitores, não-leitores, estatísticas etc.

Pesquisa recente demonstra que 58% dos brasileiros não leram nenhum livro durante todo o ano de 2007. Fico imaginando como será a vida destes cidadãos, no que eles pensam ou como eles fazem para tomar suas decisões. Sem o livro como formador de opinião, o não-leitor acaba indo na conversa dos outros para formar suas opiniões e tomar suas decisões. Fica fácil entender porque somos governados por estes senhores e senhoras que dominam os cenários políticos por todos os recantos do país. Eles aparecem nos programas e propagandas políticas, nos tele-jornais e no rádio e despejam os seus "rosários" de asneiras sobre a audiência e, pior, acabam convencendo e se elegendo. Stanislau Ponte Preta (Sérgio Porto) deve estar se revirando na sepultura (de tanto gargalhar, é claro), pois o que ele já chamava de FEBEAPA (Festival de Besteiras que Assola o País) hoje foi multiplicado milhares de vezes e está ficando complicado por que a maioria do povo brasileiro não acha engraçado e nem se dá conta das besteiras que encontra pela frente. Falta o livro. Acho que a pior coisa que poderia acontecer aos nossos governantes e aspirantes a governantes, seria se por uma mágica ou encanto ou sei-lá-o-quê o povo brasileiro de uma hora para outra começasse a ler.

Leitores

Uma cliente aparece na livraria de tempos em tempos e caminha tranqüilamente entre as prateleiras e expositores. Às vezes ela se detém diante de uma estante e consulta algo em sua bolsa. Todas as vezes em que apareceu, nunca deixou de comprar um livro pelo menos. Mas esta atitude de sempre consultar um papelzinho estava me deixando intrigado. Depois de muito espichar de pescoço e discretas incursões, consegui finalmente ver do que se tratava. Eu já deveria ter desconfiado. Era a lista dos livros mais vendidos de uma revista semanal.

Não-leitores

Um amigo certo dia confidenciou-me que nunca tinha lido um livro. Fiquei curioso: Como poderia ter acontecido uma coisa dessas? Ele tem nível superior (Engenharia), cursou todos os ciclos do sistema educacional brasileiro e formou-se sem nunca ter lido um livro sequer! A Explicação foi simples: Ele sempre conseguia com um colega ou outro, um resumo ou uma fotocópia da parte do livro que interessava para executar o seu trabalho escolar. E assim ele foi levando... até se formar. Aqui encontramos um grande problema da literatura no Brasil. Nós não ensinamos aos nossos jovens a ler e muitos profissionais formam-se nas universidades lendo fotocópias e não livros.

Brasileiro não vive sem rádio.

Um slogan da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio, diz exatamente isso: “O Brasileiro não vive sem rádio”. Já pensaram se “ O Brasileiro não vivesse sem livro”? Certamente nossa realidade seria outra. Parece que no Brasil a era eletrônica chegou antes do livro e o pior é que a era digital também está chegando antes. Muitos brasileiros não lêem mas tem internet em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ventilador

Sem ciência, preferimos crer na mentira alheia do que em nossa própria realidade

          Aqui comigo e em algumas conversas mentais com minha gata, eu nutria uma espécie de esperança de que mais cedo ou mais tarde os e...