sábado, 2 de agosto de 2008

Denise Beineke


O “Música no Museu” completou um ano. A Denise quando começou este projeto certamente não imaginava a repercussão que teria. E aí está. Um ano de casa cheia. Não teve um só sarau em que não ficavam espectadores em pé e a janela do museu sempre teve de ser aberta para que as pessoas pudessem assistir ao espetáculo pelo lado de fora.

Pelo palco do Museu Carlos Nobre durante este ano, passaram músicos amadores, aspirantes a músicos, músicos profissionais, poetas, atores, dançarinos, declamadores, escritores, enfim, esta é a grande mágica da professora Denise: Mostrar para as pessoas que elas são capazes de despertar seus talentos, crescer como seres humanos, enfrentar seus medos, e alcançar o paraíso pelas suas próprias forças e pelos seus próprios méritos.

Cada vez mais estamos sendo treinados para sairmos de nossas casas somente para trabalhar e executar tarefas estritamente necessárias, voltando em seguida para as nossas “tocas” com grades, cercas elétricas, cadeados e segurança 24 horas, para assistirmos ao espetáculo da vida pela televisão, pela internet e pela TV a cabo. Estamos exercitando o egoísmo. Somos consumidores de felicidade. Compramos o que nos dizem para comprar. Sonhamos com o carro novo e nem lembramos que o nosso foi novo no ano passado. Mal tiramos o MP-3 da caixa e já precisamos de um quatro. Nossos filhos sonham com um Play 2 e quando finalmente conseguimos comprá-lo, descobrimos que estão infelizes por não terem um Play 3. Está na hora de nos darmos conta que fomos envolvidos por uma espiral infindável que explora nossos sentimentos de busca pelo que já temos dentro de cada um de nós.

Assim, outra mágica aconteceu no lado de cá do palco. Pessoas que aprenderam e estão aprendendo a sair de suas casas para assistir às habilidades artísticas de um filho, neto, pai, mãe, irmão, amigo ou vizinho, estão descobrindo a si próprios e exercitando sua cidadania. Estão reaprendendo a conviver em sociedade e a dividir o mesmo espetáculo com outras pessoas. Estão aprendendo a emocionarem-se com o que elas próprias poderiam realizar. Se Você nunca assistiu a um Sarau da professora Denise no Música no Museu que acontece às vinte horas do primeiro sábado de cada mês no Museu Carlos Nobre, venha. Você vai se surpreender com o que você é capaz de realizar.

Um comentário:

Ventilador

Sem ciência, preferimos crer na mentira alheia do que em nossa própria realidade

          Aqui comigo e em algumas conversas mentais com minha gata, eu nutria uma espécie de esperança de que mais cedo ou mais tarde os e...