quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Gabriel Garcia Marques: Eu não vim fazer um discurso.


O Livro reúne discursos escritos por García Márquez durante toda a sua vida — desde os 17 anos, para se despedir de seus colegas de colégio, até o discurso do dia do seu aniversário de 80 anos. Os textos, sobre os mais variados assuntos, nos ajudam a compreender a vida do autor e revelam suas obsessões como escritor e cidadão: a fervorosa paixão pela literatura, o amor pelo jornalismo, as propostas para simplificar a gramática e as lembranças de amigos queridos como Júlio Cortázar e Álvaro Mutis.


"A ideia de que a ciência só concerne aos cientistas é 
tão anticientífica como é antipoético sugerir que a
poesia só concerne aos poetas. Neste sentido o nome 
da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - arrasta pelo mundo uma grave inexatidão, dando por feito que as três coisas são diferentes quando na realidade são uma coisa só. Pois a cultura é a força totalizadora da criação: o aproveitamento social da inteligência humana. A cultura é tudo."


Palavras para o novo Milênio
Gabriel Garcia Marques
Havana, Cuba, 29 de novembro de 1985
in. Eu não vim fazer discurso -  Record 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ventilador

Sem ciência, preferimos crer na mentira alheia do que em nossa própria realidade

          Aqui comigo e em algumas conversas mentais com minha gata, eu nutria uma espécie de esperança de que mais cedo ou mais tarde os e...